Retórica e Argumentação

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2012/2013

Código: CS30006
Sigla: RA
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
ERASM 4
CS 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Orlando César Antunes Gonçalves
Corpo docente: Orlando César Antunes Gonçalves

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

O domínio das estratégias retóricas e argumentativas tem uma dupla função, quer a de reconhecimento e compreensão das instâncias enunciadoras e das suas mensagens quer a de produção de narrativas.
Requer o conhecimento teórico do fenómeno da comunicação humana e as suas práticas. As diferentes abordagens têm como objetivo o domínio de um processo de análise e síntese, a familiaridade com uma metodologia de argumentação convincente, a compreensão da dialéctica como processo de raciocínio e a capacidade de questionar conteúdos pouco familiares.

Programa

Os conteúdos programáticos inscrevem-se em quatro abordagens: (1) A metodologia de investigação e a interpretação: a problemática, o género do diálogo e a hermenêutica; (2) O método dialético e o pensamento crítico; (3) Retórica e argumentação: as premissas de argumentação, as técnicas argumentativas e a interacção dos argumentos; (4) Análise e opinião nas mensagens dos media: os públicos e os géneros de comunicação.


Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as) estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O ponto de partida consiste numa avaliação diagnóstica, mediante teste de escolha múltipla ou interação na aula. Haverá dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre e a avaliação sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência.
Os(as) estudantes têm de participar em 50% das actividades lectivas.

Cálculo da
Classificação Final

As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.
A classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída ao(s) trabalho(s) e à estruturação discursiva e correcção linguística.
A avaliação dos(as) estudantes revestirá a forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

A frequência e a avaliação dos(as) estudantes abrangidos pelo estatuto especial regem-se pelas normas estipuladas no Regulamento de Frequência e Avaliação, mediante acordo entre o professor e o(a) estudante.

Melhoria de Classificação
Final/Distribuída

Exame.

Observações

Para mais informação consultar o programa da unidade curricular. Será disponibilizada documentação de apoio ao longo do semestre.
As actividades complementares, como visitas de estudo, devem ser associadas, caso seja exequível, à metodologia do seminário, a realizar na entidade visitada e com a sua participação.

Página gerada em: 2024-05-25 às 12:59:04